Esse diagnóstico é capaz de fazer a diferença na vida de pacientes e leva ao tratamento dos sintomas na fase inicial.
Uma das bandeiras do ICIA é a questão do diagnóstico precoce. Os sintomas do câncer infantil muitas vezes são parecidos com os de doenças comuns entre as crianças, por isso, a importância de identificar os sintomas logo na fase inicial. Pais ou responsáveis devem estar alertas às queixas dos pequenos, já que as crianças não costumam inventar sintomas. Ao sinal de alguma anormalidade um profissional de saúde deve ser procurado.
No Brasil, o Instituto Nacional do Câncer estimou mais de doze mil novos casos de câncer infantil para o biênio 2018/2019. Desse número, o INCA indica que quase três mil crianças não resistirão a doença. São dados alarmantes e que reforçam ainda mais o trabalho realizado pelo ICIA.
O instituto conta com a Caravana do Diagnóstico Precoce. Que é um treinamento sobre câncer infantil e percorre municípios do interior do estado com objetivo de levar orientações aos profissionais da área. Orientações a respeito do reconhecimento da doença em fase inicial, além dos métodos para tratamento.
Com as visitas em várias cidades do interior do Estado, a equipe do ICIA espera aumentar a identificação dos sinais e sintomas do câncer. Se identificado no início há altos índices de cura. A programação da caravana inclui palestra com panorama geral sobre câncer na infância e na adolescência, além de orientações sobre como encaminhar o paciente para o instituto.
A caravana mais recente foi realizada em Camocim de São Félix, no dia 11 de julho. Profissionais de saúde do município foram orientados sobre o trabalho realizado na instituição. E como eles podem identificar e encaminhar casos com suspeita de câncer infantil para o ICIA, e assim ter uma avaliação mais completa.
Quer a caravana em sua cidade? Tem alguma dúvida? Entra em contato com nossa equipe! O ICIA fica na avenida Paulo Santos, 917, bairro Universitário. O telefone para contato é o (81) 3727.7137.
Assessoria de Imprensa do ICIA