Doe Seu Troco

O Instituto do Câncer Infantil do Agreste, o Icia, é uma organização não governamental e sobrevive de doações de toda sociedade. São 17 anos de um trabalho árduo contra o câncer infantojuvenil e há muito a ser realizado. Para manter os serviços oferecidos, o Icia desenvolve campanhas que ajudam a arrecadar fundos.

Uma delas é a Campanha do Cofrinho, que é uma das mais antigas, e consiste em deixar recipientes em estabelecimentos comerciais. Esses cofrinhos servem para que possam ser coletadas moedas ou cédulas de quem deseja doar parte de seu troco para o instituto.

Toda quantia doada é revertida para a gratuidade de tudo que é oferecido pelo Icia. Valores pequenos fazem toda diferença, por isso, a luta é incessante e todo apoio é válido para a causa do combate ao câncer. Infelizmente, a doença não é preventiva durante a infância. Ela simplesmente chega e assusta demais todos os envolvidos.

Quando se trata de criança, principalmente, a rapidez no diagnóstico é essencial para o sucesso no tratamento. As possibilidades de cura aumentam em 70% quando a doença é diagnóstica de forma rápida e eficaz, assim como o início do tratamento deve ser imediato.

O Icia oferece essa agilidade e apoio integral ao paciente e seus familiares. Com um atendimento multidisciplinar, a instituição conta com profissionais em oncologia pediátrica, pediatria, cirurgia pediátrica, hematologia, nutrição, odontologia, psicologia, e serviço social. Além da parte de quimioterapia, que é realizada dentro da instituição. Tem a parte administrativa, que cuida da burocracia no andamento do instituto.

Em ampliação, o Icia passa por mudanças estruturais com a construção do próprio bloco cirúrgico e UTI. A obra segue em andamento e visa oferecer mais autonomia aos serviços oferecidos pela instituição. Atualmente, o Icia conta com parceiros para receber pacientes de média e alta complexidade que precisam de internação e acompanhamento avançado. Em todo caso, os custos ficam na responsabilidade da instituição.

Por isso, a solidariedade da população faz a diferença no dia a dia de crianças e adolescentes que chegam ou já fazem parte dos pacientes atendidos pelo Icia. A faixa etária dos pacientes vai desde o nascimento até os dezoito anos, e até mesmo além dessa idade quando o tratamento segue em acompanhamento ou remissão da doença.

EnglishPortugueseSpanish