Caravana Diagnóstico Precoce

CARAVANA DO DIAGNÓSTICO PRECOCE
O Instituto do Câncer Infantil do Agresre segue difundindo os sinais e sintomas do câncer infantil através da Caravana do Diagnóstico Precoce. Esse é um projeto idealizado pelo ICIA que já foi premiado em 2019 pelo Projeto DOM, uma iniciativa do Grupo Fleury que busca identificar oportunidades de melhoria em gestão, qualidade e inovação no processo de atendimento de ONGs que atuam em saúde. Uma equipe multidisciplinar leva informações sobre sinais e sintomas para municípios do agreste de Pernambuco.

A finalidade desse trabalho é demonstrar a importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil, relatar a epidemiologia e exaltar capacitação dos profissionais da atenção primária para esse diagnóstico, já que essa atenção é a porta de entrada para futuros tratamentos. A metodologia parte das visitas realizadas disseminando informações sobre o câncer infantil, que possui sinais de alerta de difícil observação e podem ser facilmente confundidos com outros diagnósticos. As palestras e vídeoaulas ministradas nas caravanas visam evitar a fase avançada da doença. As visitas são realizadas em parceria com as secretarias de saúde e educação dos municípios, que viabilizam todo o processo. Durante a pandemia, a caravana foi reformulada para o formato digital, com o envio de arquivos digitais para os as cidades.

A caravana é, atualmente, um dos projetos mais importantes da instituição. Muitas visitas foram realizadas desde meados dos anos 2000. O interior de Pernambuco é composto por 185 municípios, e todas as cidades polo da região receberam a caravana. A meta para os próximos anos é visitar todos os municípios do Estado e consolidar ainda mais a eficácia do projeto. Espalhando as informações necessárias para que esse diagnóstico seja feito precocemente, o ICIA consegue atender essa demanda oferecendo tratamento
gratuito para a criança ou adolescente. Cada município visitado fica respaldado sobre como esse encaminhamento pode ser feito e, principalmente, como identificar os sinais e sintomas da doença.

Recentemente, em setembro de 2022, o Instituto do Câncer Infantil do Agreste  ganhou mais uma vez uma premiação nacional com o projeto Caravana do Diagnóstico Precoce. Dessa vez, o reconhecimento veio durante o 22º Congresso Nacional de Voluntários das Instituições de Apoio à Criança e ao Adolescente com Câncer – CONVOCC. Encontro promovido a cada dois anos pela CONFEDERAÇÃO NACIONAL DE INSTITUIÇÕES DE APOIO E ASSISTÊNCIA À CRIANÇA E AO ADOLESCENTE COM CÂNCER – CONIACC, a qual o ICIA faz parte.

Durante a premiação do Convocc, o ICIA concorreu com projetos de instituições de todo país e ficou entre as três melhores. Disputando o primeiro lugar com projetos da Rede Feminina Estadual de Combate ao Câncer do Piauí e da Associação dos Amigos das Crianças com Câncer do Mato Grosso do Sul. Projetos importantes para suas regiões, e o ICIA fica honrado em dividir o palco com representantes dessas duas instituições.

EnglishPortugueseSpanish