Título da notícia

Selo Doar
Postado por ICIA Notícias em 04/05/2018

Compartilhe

Título da notícia

O ICIA foi certificado nesta quarta-feira 02/05, com conceito ‘A’ do Selo Doar, que atesta a adequação ao Padrão de Gestão e Transparência do Terceiro Setor no Brasil. O Selo com validade de um ano tem como objetivos incentivar, legitimar e destacar o profissionalismo e a transparência nas organizações não-governamentais brasileiras, na forma de um atestado independente de sua adequação aos Padrões de Gestão Profissional e Transparência (PGT), também denominado Selo Doar.

O Selo Doar é obtido mediante minuciosa avaliação de 44 critérios essenciais, definidos para que a organização possa continuamente melhorar sua performance em gestão e transparência, sendo os principais: Causa e estratégia de atuação; Representação e responsabilidade; Organização e gestão institucional; Estratégia de financiamento; Transparência, prestação de contas e comunicação.

Antônio Romão presidente do Instituto do Câncer Infantil do Agreste, destaca a importância do reconhecimento para a instituição: “Esta certificação do Instituto Doar salienta a importância de sermos transparentes nas nossas ações, nos motiva a avançar cada vez mais. O ICIA é um conjunto de pessoas dedicadas com valores que faz com que o instituto cumpra sua missão”. O instituto tem a missão de proporcionar atendimento médico-social digno e humanizado às crianças e aos adolescentes carentes portadores de câncer do interior de Pernambuco, visando uma melhor qualidade de vida para eles e seus familiares, além de reinseri-los na sociedade. Já são mais de 58 mil crianças e adolescentes atendidos desde sua fundação. Hoje, 1051 pacientes estão cadastrados no Instituto da cidade de Caruaru e municípios adjacentes.

O ICIA oferece acolhimento, hospedagem, alimentação, mediação do atendimento médico hospitalar; encaminhamentos e transporte para exames e consultas, com apoio multiprofissional – Oncológico, psicológico, social, nutricional, odontológico, farmacêutico e etc.

Sobre o Selo Doar

O Selo Doar foi elaborado a partir de uma extensa pesquisa dos conceitos e critérios adotados por diferentes organismos nacionais e internacionais, da literatura especializada em avaliação de organizações sem fins lucrativos e das práticas de empresas receptoras e concessoras de recursos para fins sociais e ambientais.

Hoje o Selo do Instituto Doar já é utilizado por dezenas de organizações. O conjunto de critérios desenvolvidos especialmente para a realidade brasileira é embasado em várias outras instituições que trabalham certificação ou códigos de conduta. Internacionalmente, o Selo se baseia em critérios de certificadores de 15 países que pertencem ao ICFO (International Committee on Fundraising Organizations).

Comentários