Serviços

Serviço Social

Propõe uma intervenção profissional orientada a realizar no acolhimento do paciente, contribuindo para a construção de uma análise reflexiva sobre sua trajetória, tanto do ponto de vista das dificuldades de acesso aos serviços de saúde, quanto ao caráter estigmatizador do câncer.
Tem como principal objetivo promover maior aderência dos pacientes e seus cuidadores a partir do enfrentamento das questões que envolve a oncopediatria com recorte na garantia do direito de inclusão ao atendimento e qualidade social.

Pediatria

  1. Atendimento ambulatorial dos pacientes encaminhados;
  2. Triagem daqueles com potencial oncológico;
  3. Diagnóstico clínico e cirúrgico do grupo de pacientes triados;
  4. Terapêutica clínica e cirúrgica dos pacientes oncológicos;
  5. Segmento/estadiamento dos pacientes tratados a longo prazo.

Psicologia

Para atender aos pacientes e a seus familiares de forma mais abrangente, o ICIA oferece atendimento psicológico especializado. A psicologia acompanha o paciente e seus familiares do diagnóstico às mais diversas etapas do tratamento. Reconhecemos o impacto que diagnósticos e tratamentos oncológicos podem ter sobre o paciente, sua família e sua vida, e consideramos que o tratamento psicológico poderá contribuir decisivamente para um tratamento geral mais personalizado e integrado na instituição. Relacionamos, a seguir, as diversas modalidades e objetivos do programa de atendimento psicológico:

  1. Entrevistas Preliminares;
  2. Entrevista de Retorno após Consulta Médica;
  3. Pacientes que iniciam Tratamento Oncológico: Após confirmação da prescrição médica, o profissional avalia o estado emocional do paciente frente à doença e o acompanha seguindo a modalidade de atendimento mais adequado às suas necessidades;
  4. Suporte Individual em dia de Quimioterapia;
  5. Suporte Individual em dia de consulta médica;
  6. Atendimentos psicoterápicos individuais;
  7. Suporte em sala de quimioterapia;
  8. Grupo de apoio mensal;
  9. Suporte em cirurgias mutiladoras.

Nutrição

Adequada e individualizada melhora os sintomas e reduz riscos de complicações e de mortalidade, sendo importante para o sucesso do tratamento oncológico e recuperação do paciente. A assistência nutricional se faz necessária antes, durante e após os tratamentos cirúrgico, quimioterápico e radioterápico. Logo após o diagnóstico deve ser iniciado o acompanhamento nutricional como forma de manter o estado nutricional o mais adequado possível. Durante todo o tratamento a terapia nutricional tem como objetivo recuperar o estado nutricional, auxiliar no manejo dos sintomas gastrointestinais (náuseas, vômitos, mucosite, diarreia, constipação, inapetência, entre outros) que podem surgir ao longo do tratamento, dessa forma melhorando a qualidade de vida. Para os pacientes que se encontra em cuidados paliativos, o principal objetivo é ofertar uma alimentação saudável, mas que possa ser agradável ao paciente, visando seu conforto e qualidade de vida.

A trajetória do paciente oncológico com o nutricionista:

  1. Triagem nutricional
  2. Avaliação nutricional
  3. Cálculo das necessidades nutricionais
  4. Terapia nutricional

Assim, o ICIA conta com atendimento nutricional personalizado e individualizado como forma de minimizar o impacto da terapia antineoplásica, fortalecendo o sistema imunológico, reduzindo as toxidades referentes ao tratamento e auxiliando na melhor qualidade de vida.

Farmácia

O farmacêutico oncologista desempenha um papel importante no tratamento oncopediátrico. É o profissional responsável por garantir que os medicamentos oncológicos sejam preparados de forma segura e eficaz. Também colabora com a equipe multidisciplinar de profissionais de saúde, para desenvolver planos de tratamento personalizados que atendam às necessidades únicas de cada paciente pediátrico.

Além disso, o farmacêutico oncologista orienta os pacientes e seus familiares em relação aos medicamentos e suas possíveis reações adversas, fornecendo informações detalhadas sobre a administração dos medicamentos em casa. Essas ações ajudam a garantir que os pais e responsáveis saibam como lidar com possíveis emergências ou efeitos colaterais. A atenção ao cuidado e a expertise do farmacêutico são essenciais para o sucesso do tratamento oncopediátrico e para proporcionar uma qualidade de vida melhor para os pacientes em tratamento.

Outras modalidades de Atendimentos

  1. Atendimento em sala de espera;
  2. Atendimentos externos (domiciliares e/ou hospitalares);
  3. Suporte familiar.