Icia realiza ações na semana do DNCCI

Icia leva a Caravana do Diagnóstico Precoce até Bezerros
outubro 18, 2019
Icia recebe a Polícia Rodoviária Federal em ação solidária no DNCCI
novembro 20, 2019

O DNCCI é o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil, e Instituições de todas as regiões realizam ações para conscientização do combate e diagnóstico precoce da doença. O Instituto do Câncer Infantil do Agreste é uma das 50 instituições e casas de apoio que trabalham em conjunto com a Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer – CONIACC.

No Brasil, 35 novos casos de câncer são diagnósticos por dia, entre crianças e adolescentes de 01 a 19 anos. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), haverá mais de 12.500 novos casos de câncer infantojuvenil em 2019 e, com o diagnóstico precoce, em torno de 80% desses pacientes poderão ser tratados adequadamente com a doença ainda no início.

O Icia promove uma semana de ações de alerta e conscientização ao diagnóstico precoce em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil, que é comemorado em 23 de novembro. Entre as ações, a sensibilização e palestras com os mascotes da instituição. Recreação e ações em parceria com a Polícia Rodoviária Federal, com doação de sangue, recreação e interação com as crianças pacientes do instituto.

Palestra junto com a IV Gerência Regional de Saúde sobre os sinais e sintomas do câncer. Além da Caravana de Diagnóstico Precoce, na cidade de Paranatama. E a realização do Dia D no Marco Zero de Caruaru com panfletagem, divulgação da cartilha de sinais e sintomas e venda de produtos da grife do Icia.

O Dia de Combate ao Câncer Infantojuvenil entrou no calendário nacional no dia 4 de abril de 2008 e continua a atuar, intensamente, na orientação e divulgação de informações em torno da doença que atinge milhares de jovens anualmente. Há também uma lei municipal que institui o mesmo a data em Caruaru.

Entre os principais objetivos do DNCCI estão o estímulo de ações educativas e preventivas relacionadas ao câncer infantojuvenil; promoção de debates e eventos sobre políticas públicas de atenção integral às crianças e adolescentes com o câncer; apoio as atividades organizadas e desenvolvidas pela sociedade civil em prol dos pacientes; divulgação sobre avanços técnico-científicos relacionados à doença e principalmente apoio às crianças, adolescentes e seus familiares.

O alerta sobre a doença é realizado durante todo o ano sobre um dos principais fatores que pode transformar essa realidade e reduzir esse número que é o diagnóstico precoce. Os adultos devem atentar para o possível aparecimento de qualquer um dos sinais ou sintomas em crianças e adolescentes. O diagnóstico precoce em conjunto com o tratamento adequado é fundamental e pode salvar milhares de vidas.

Confira alguns sinais e sintomas: palidez progressiva; sangramentos ou manchas roxas sem relação com traumas; febre prolongada sem causa definida; vômitos e dores de cabeça persistentes, principalmente pela manhã; alteração da marcha ou da visão ou diminuição da força em pernas ou braços; caroços em qualquer lugar do corpo; ínguas; dores no corpo que não passam e atrapalham as atividades das crianças e brilho branco nos olhos quando a criança sai em fotografia com flash.

Programação do Icia

18\11 – Sensibilização com mascotes e palestra na Escola Professor José Bione;

19\11- Manhã de recreação com a PRF no ICIA, começando com doações de sangue no Hemope e depois passeio no carro da PRF. Essa ação encerra com recreações.

20\11 – Palestra na IV Geres sobre os sinais e sintomas;

21\11 – Ação de atendimentos no ICIA;

22\11 – Última Caravana do Diagnóstico Precoce, na cidade de Paranatama;

23\11 – Dia D no Marco Zero com panfletagem, divulgação e venda de produtos da grife do instituto.

SERVIÇO:

Icia – Avenida Paulo Santos, 917, bairro Universitário

Telefone Fixo – 3727.7137

Assessoria de Imprensa do Icia

Lojinha
EnglishPortugueseSpanish