Setembro Dourado termina com atendimentos em projeto social

Dezembro 2019
setembro 24, 2019
Icia participa da vigésima edição do Convocc
outubro 15, 2019

O Instituto do Câncer Infantil do Agreste participou do Projeto Saúde nos Bairros, uma ação da TV Asa Branca. O Icia é parceiro da iniciativa e ofereceu serviços na área de saúde, como atendimento nutricional e de diagnóstico. A ação foi realizada na sexta, dia 27 de setembro, e foi o último evento do nosso calendário de programação do Setembro Dourado 2019.

Outros parceiros também estavam presentes no projeto e mais de mil pessoas foram atendidas. A ação começou às oito da manhã e seguiu até o meio dia. No estande do Icia, dos atendimentos prestados, cinco crianças foram encaminhadas para a sede do instituto. Elas devem realizar exames complementares para avaliação mais aprofundada sobre alguns sinais e sintomas detectados pelos profissionais de saúde.

O Setembro Dourado é o mês dedicado para o combate ao câncer infantil, e o Icia trabalha com uma programação especial durante esse período. Esse ano, o instituto abriu a programação com o Segundo Encontro de Voluntários e o lançamento do cronograma. Depois foi a vez do Clube Amigo do Icia, com ações de divulgação e engajamento com o público em geral.

Já no Espaço Cultural Tancredo Neves, o Icia estava presente na 4ª Fenagreste que é a feira de livros realizada anualmente em nossa região. O estande da instituição foi bastante visitado e boa parte ganhou novos leitores. Lembrando que os títulos expostos durante a feira chegaram até a ONG através de doações. O dinheiro arrecadado foi revertido para a manutenção dos serviços.

Compartilhar conhecimentos e divulgar ainda mais causa do câncer infantil, esse também é um dos objetivos do Icia. Por isso, outro momento da programação do Setembro Dourado foi mais a terceira edição do Simpósio Multidisciplinar em Oncologia Pediátrica do Agreste. Sucesso de público, o simpósio reuniu estudantes e profissionais de saúde em dois dias de evento. Em várias funções da área de saúde, cada profissional palestrante apresentou alternativas para o tratamento do câncer.

Um projeto que já é da casa, durante todos os meses do ano, teve também sua participação na programação. A Caravana do Disgnóstico Precoce, que é um projeto premiado em primeiro lugar no Prêmio Dom, do Grupo Fleury, esteve na cidade de Pesqueira. Com grande interação, os profissionais da Atenção Básica de Saúde puderam tirar suas dúvidas sobre os sinais e sintomas do câncer infantil através de uma vídeo-aula com o médico fundador do Icia, Dr. Luiz Henrique Soares. E saber mais sobre os serviços e estrutura do instituto com nossa equipe multidisciplinar.

E todos sabem que o Icia se mantém através de doações, a maior parte da receita do instituto vem de seus doadores captados pelo telemarketing. Mas o setor de Captação de Recursos também segue em busca de novos parceiros, com isso, a campanha Troco Solidário foi realizada em parceria com a rede de supermercados Unicompra. As pessoas podem direcionar o valor do troco de suas compras para a nossa instituição. O dinheiro doado é comprovado através de uma nota fiscal, onde é indicado o valor e o destino da doação.

O Setembro é Dourado, mas ainda mais especial por que é o mês de aniversário do Icia. Em 2019, o instituto completou 16 anos de fundação. A data foi lembrada de uma forma especial, e o instituto ganhou sua primeira homenagem na Assembleia Legislativa de Pernambuco. A homenagem foi propositura do deputado estadual Deputado Erick Lessa. Pacientes, familiares, funcionários e parceiros do instituto estiveram presentes. Um momento de muita felicidade e gratidão.

Ainda sobre o aniversário do Icia, a comemoração oficial não poderia faltar. Na sede do instituto teve bolo e parabéns, junto com todos que fazem parte dessa história. Com muita emoção, a data foi registrada com discursos, culto ecumênico, música e visita de pacientes, amigos e parceiros de caminhada.

Como o trabalho do Icia precisa ser divulgado e esclarecido para que o maior número de pessoas conheça essa causa, as últimas ações do Setembro Dourado foram realizadas na associação de moradores do bairro Rendeiras, posto de saúde do mesmo bairro e no Colégio Ideal, na cidade de São Caetano.

Gratidão e sentimento de dever cumprido nos últimos trinta dias intensos de ações para o combate do câncer infantil. E motivação para o restante do ano, além de esperança e força de vontade para que a obra do Icia seja uma constante para que muitas vidas sejam salvas. Obrigado a todos!

 

Lojinha
EnglishPortugueseSpanish