Icia comemora 16 anos de fundação

Instituto recebe homenagem na Assembleia Legislativa de Pernambuco
setembro 18, 2019
maio 2019
setembro 24, 2019

Quando se trata de câncer infantil sabemos que é uma situação de fragilidade para a criança e todos aqueles que compõem seu núcleo familiar. O Instituto do Câncer Infantil do Agreste não somente tem a oportunidade de diagnosticar esses casos, como também de oferecer tratamento gratuito aos pacientes que precisam passar por esse processo de cura.

O Icia é uma entidade sem fins lucrativos, que surgiu a partir de uma ideia do médico Luiz Henrique Soares. O objetivo da organização é proporcionar tratamento, amenizar o sofrimento de crianças com câncer, oferecer apoio e atendimento gratuito e multidisciplinar para pacientes e familiares.

Foi durante uma viagem para o sul do país, em abril de 2003, que o médico caruaruense Dr. Luiz Henrique Soares conheceu o Instituto do Câncer Infantil do Rio Grande do Sul, coordenado pelo Dr. Aldemir Lunardi Brunetto (chefe da Oncologia Pediátrica do Hospital das Clínicas de Porto Alegre).

Em 19 de setembro de 2003 Dr. Luiz Henrique Soares reuniu um grupo de quarenta pessoas, entre médicos, comerciantes, profissionais liberais, empresários, para fundar o instituto em Caruaru.

As primeiras iniciativas para arrecadação de recursos e disseminação de informações sobre o câncer infantojuvenil surgiram com campanhas como a Caminhada pela Vida, que é realizada desde 2004 e a Caravana Diagnóstico Precoce, que atinge a todo interior do estado de Pernambuco.

Em 16 anos de fundação, o trabalho do Icia cresce e dá passos ainda maiores. Até aqui foram mais de 63 mil atendimentos, atualmente são quase duas mil crianças cadastradas e acompanhadas. Os pacientes são acompanhados por uma equipe multidisciplinar. Profissionais como oncopediatra, cirurgião pediátrica, oncohematologia, pediatria, nutricionista, psicóloga, odontopediatra, assistente social, e equipe completa de enfermagem. Além dos outros profissionais envolvidos na área administrativa.

A maior receita da instituição vem de seus doadores, que somam mais de 23 mil doadores ativos. O que representa 54% da captação proveniente da solidariedade das pessoas. E além disso conta com muitos parceiros para que o desenvolvimento seja uma realidade cada vez mais presente.

E para comemorar com uma linda festa, o Icia realizou uma programação especial. O instituto recebeu seus visitantes na última quinta-feira, dia 19, com muita emoção. A cantora Rosimar Lemos abrilhantou a festa com sua voz encantadora.

Como agradecimento a Deus, o pastor Nicácio, o padre Alessandro e o professor Antônio Romão falaram sobre baseados em suas crenças e seguimentos religiosos. Momento de compartilhar o amor ao próximo, baseados no apoio do poder superior.

Além da apresentação de fotos de toda equipe que faz parte do Icia, e depoimentos de familiares de pacientes. Um momento de muita emoção que marca o início de um novo ciclo, com a apoio de vocês. Muito obrigado!

Assessoria de Imprensa do Icia.

Lojinha
EnglishPortugueseSpanish